sábado, 9 de abril de 2011

O Ofício de Interpretar

Interpretar como ofício é uma responsabilidade inenarrável, pois passa pelo prazer e acaba na responsabilidade de entender que a tarefa precisa ser cumprida da melhor maneira possível, e para isso precisamos e devemos ter em mente que a cada palavra e a cada gesto não poderemos falsear, pois cada um deles é um produto que fabricamos e passará pela a aprovação do nosso consumidor final que é o público.
Aos que entendem que essa prática é um mero passatempo, digo que fuja correndo, pois quanto mais distante ficar, melhor compreenderá o processo de compor personagens.
O jogo teatral precisa, e tem  regras claras para que seja uma diversão para os espectadores, pois sem  elas, torna-se um passatempo para quem faz.
Assim como o compositor cria as suas canções, o cozinheiro cria as suas iguarias, o poeta compõe seus versos, o ator precisa compor o seu personagem dando vida a uma vida que nunca existiu de fato, mas que passa a existir ali, naquele momento, fazendo com que tudo fique crível e então nos transporte para um mundo que também ali construimos.
   


Um comentário:

  1. Nildson,
    Apesar de não pertencer por ofício ao Mundo das Artes como vc (rsrs), nem por isso deixo de concordar com as suas palavras, e acrescentar que é aí que reina a beleza de fazermos parte do Mundo da Raça Humana, com nossas peculiares, diferenças e diversidades. Parabéns por seu blog e obrigada por seguir o nosso.
    http://serravallenaafricadosul.blogspot.com/
    Abraços Claudia Martins

    ResponderExcluir