segunda-feira, 18 de abril de 2011

Reportagem da UEFS sobre o lançamento do Teleteatro da SEC

I
Sections
Ferramentas Pessoais

Arte-Educação: SEC lança série centrada em literatura dramática

   A Secretaria Estadual da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira - IAT e em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – TVE / IRDEB, lança as primeiras peças audiovisuais da série Tele-teatro / Programa EncenAÇÃO. O programa integra a grade desenvolvida pela TV Anísio Teixeira e veiculada pela TVE, voltada para municiar os educadores da Rede Estadual de material didático em formato audiovisual. O conteúdo estético-pedagógico da TV do IAT/SEC tem como base os eixos do Plano Estadual de Formação de Professores. O evento de lançamento será realizado no dia 22 de setembro, às 19:30h, no Teatro do IRDEB (Rua Pedro Gama, 413 E - Alto do Sobradinho - Federação).
    A série arte-educativa divulga a literatura dramática baiana e brasileira por meio da veiculação de informações acerca dos dramaturgos (autores), escolas literárias e da encenação de uma versão adaptada da obra para a tevê. As montagens foram apresentadas e gravadas com a participação de um público formado por alunos e educadores da Rede. No lançamento, a TV Anísio Teixeira mostra os três primeiros programas que tem como referências as obras teatrais “Cordel do Amor Sem Fim”, da baiana Cláudia Barral; “Bailei na Curva”, do gaúcho Júlio Conte, além de uma adaptação de uma peça do autor clássico brasileiro Martins Pena, “Os Infortúnios de Uma Criança”.
    A produção da série é fruto de uma parceria estabelecida nessa gestão entre a Secretaria da Educação e a Secretaria da Cultura e, dessa forma, o programa conta com uma equipe de educadores da Rede acompanhando todas as etapas de produção e desenvolvendo as pautas das reportagens que apóiam e sistematizam o uso pedagógico dos programas televisivos. Além disso, a série divulga talentos do teatro baiano e do audiovisual que foram selecionados para a execução do projeto arte-educativo, que é voltado também paras as aulas de Língua Portuguesa e História.
    Toda a produção da TV Anísio Teixeira, concebida por professores e consultores (artistas, comunicadores e técnicos), é realizada por empresas do mercado audiovisual baiano, que passaram por processo de licitação. No caso do programa EncenAÇÃO, a produtora Fundo de Quintal Cinema e Vídeo é a responsável pela execução da proposta estético-pedagógica, por meio da linguagem audiovisual. As peças audiovisuais da TV Anísio Teixeira podem ser vistas também no Portal do Educador Baiano - www.iat.educacao.ba.gov.br. 
TV Anísio Teixeira / Programa EncenAÇÃO
Coordenação geral: Ana Cláudia Cavalcante / 71 9929-0045 / 3116-9061
Coordenação do projeto Estético-pedagógico: José Carlos Rêgo – Pinduca / 71 9929-0482 / 3116-9019
Professor responsável / Rede Estadual: Nildson Veloso / 71 8759-3767

Nenhum comentário:

Postar um comentário